Arroz de feijão tropeiro

Benefícios do consumo do feijão
O Feijão é um vegetal rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e uma excelente fonte de fibra alimentar. Adicioná-lo à dieta oferece uma variedade de benefícios de saúde, como a melhora da saúde digestiva e prevenção de doenças cardíacas.
As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por cadeias de aminoácidos que são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos), embora não sirvam como única fonte de proteína.
O feijão é uma boa fonte de ferro, evita o risco da anemia, principalmente a anemia por deficiência de Ferro. Combinado com alimentos que contenham vitamina C, como laranja, consegue-se absorver ainda o mineral.
Além de oferecer benefícios para os sistemas digestivo e cardiovascular, a fibra solúvel encontrada no feijão ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
O feijão é rico em fibras dietéticas, as solúveis e as insolúveis. No trato digestivo, diminui o colesterol transportando-o para fora do corpo, também ajuda a evitar a prisão de ventre e prevenir distúrbios digestivos comuns.
O feijão têm hidratos de carbono complexos e proteínas, que levam mais tempo para ser digeridos e portanto, libertam energia aos poucos, dando maior sensação de saciedade auxiliando no emagrecimento.

Por esta altura do ano, na feira semanal começa a aparecer o feijão tropeiro, dizem os mais antigos que este feijão é semeado no meio do milho.
É um feijão que aprecio bastante, geralmente compro bastante quantidade para depois congelar e utilizar durante todo o ano.
Este feijão não necessita de ser demolhado previamente, e coze mais rápido do que outras variedades de feijão, numa panela de pressão basta 15 min., só tem o inconveniente de ter que ser descascado, mas vale a pena o esforço.

Arroz de feijão tropeiro


Ingredientes:
  1. Feijão tropeiro cozido
  2. Arroz 
  3. Sal q.b.
  4. 1 cebola
  5. Azeite q.b.
Preparação:
  • Começa-se por picar a cebola, coloca-se num tacho com o azeite e refoga-se.
  • Junta-se o feijão com a água de o cozer, e o sal.
  • Quando levantar fervura acrescenta-se o arroz e deixa-se cozer até estar pronto.



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